Paris é uma das melhores opções de intercâmbio por ser uma das cidades multiculturais da Europa, sendo uma das mais importantes para a história mundial e por oferecer uma vasta bagagem cultural. A mistura do clássico com o moderno europeu e o estilo de vida dos franceses também são outros atrativos.

paris

A cidade romântica vai muito além da Torre Eiffel, Museu do Louvre, Arco do Triunfo e o Champs-Élysées. Não há dúvidas de que são paradas obrigatórias, mas existe um lado de Paris ainda pouco explorado e que com certeza merece sua atenção.

Poucos sabem, mas a verdadeira Estátua da Liberdade fica em Paris. Na verdade são duas estátuas criadas pelo francês Fréderic Auguste Bartholdi que serviram de modelo para a original, uma fica próxima ao Rio Sena e a outra no maior parque da cidade, o Jardim de Luxemburgo. A estátua em Nova Iorque foi um presente dado por Napoleão III aos americanos pela parceria na batalha contra a Inglaterra.

estatualiberdadeny

Como é de costume na Europa, Paris tem vários e bons museus e grande parte deles possuem entrada gratuita ou preços especiais em determinado dia da semana. Geralmente, os museus dão passe livre no primeiro domingo de cada mês. É o caso do Musee Carnavalet, pouco frequentado por turistas, ele exibe mais de um milênio de história da cidade. O acervo sobre a Revolução Francesa é o mais completo de Paris.

A Prefeitura de Paris também oferece exposições gratuitas que variam entre históricas e artísticas. Essas mostras são bem valorizadas pelos parisienses e por isso grandes filas são comuns, e ainda assim valem a pena.

Os amantes da música vão passar horas e horas no Musee de la Musique. São exibidos diversos instrumentos musicais, dos mais antigos até os mais clássicos e outros que você nunca deve ter visto na vida. A experiência se completa com shows ao vivo na programação.

jardim

O maior parque da cidade, Jardim de Luxemburgo, é o lugar ideal para passar uma tarde de sol e aproveitar a natureza. Tem diversas atrações como quadra de tênis, obras de arte, museu, espaço para caminhar e até um lago, onde as pessoas costumam levar barcos de controle remoto para navegarem por lá. Também é muito comum encontrar músicos e artistas de ruas fazendo performances pelos coretos do parque.

Próximo ao parque está o Palais Royal, construído no século XVII para abrigar os reis franceses. Atualmente funciona como sede do conselho do Estado e do Ministério da Cultura. Sua arquitetura imponente, o parque, as galerias, lojas e restaurantes são atrativos que pedem sua visita.

O bairro Marais é certamente um dos mais culturais e diversificados de Paris, reunindo museus tradicionais, galerias de arte, lojas, feiras de antiguidades e restaurantes num só lugar.

Um dos restaurantes mais legais de Paris é o “Dans le noir”, nele você viverá uma experiência única na vida: comer na total escuridão. É um salão totalmente escuro onde nenhum tipo de luz é permitido. É preciso tatear para encontrar os lugares, pratos e talheres. Você faz o pedido, mas não enxerga o prato que está comendo. Tudo isso porque na completa escuridão a sensibilidade dos outros sentidos, como o paladar, aumenta.

A vida noturna parisiense é bem diversificada, há quem prefira programas mais culturais como teatros e cinemas, outros optam pela noite agitada dos pubs no bairro Montmartre e as baladas que se concentram na Praça da Bastilha.

O transporte público em Paris é um sistema bem amplo. São 16 linhas de metrô que cobrem praticamente toda a cidade. Integrado ao metrô funciona o RER, trem de alta velocidade que leva a cidades da região île-de-France. O cartão Paris Visit garante acesso ilimitado ao metrô, RER e ônibus por um tempo determinado.

Fazer intercâmbio na cidade luz é ter a certeza de vivenciar uma experiência multicultural enriquecedora. Procure a Agência Mundi para mais informações sobre nossos programas e todas as condições. Ir à Paris é mais fácil do que você imagina.

Tag: , , , ,

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *