Imagem

 

             Com a colonização francesa e inglesa, Canadá se destaca nos roteiros de intercâmbio por oferecer uma experiência multicultural enriquecedora, atraindo intercambistas do mundo todo para Montreal, a cidade mais europeia da América do Norte.

            A primeira coisa que você deve fazer ao chegar a Montreal é se acostumar com o clima frio, que é bem intenso. A temperatura média da cidade é -10,4ºC e de 25ºC durante o verão. Logo, surgem incríveis paisagens e atrações em meio à neve.

            Está errado quem pensa que o frio vai te deixar trancado em casa. Há muita coisa para ver e fazer na cidade que herdou várias características europeias. No centro histórico, Vieux-Montréal, está concentrada a maioria dos museus e é onde a vida cultural acontece. No Museu de Belas Artes (Musee des Beaux-Arts) há diversas exposições que vão desde a arte renascentista até a contemporânea. A entrada é gratuita, exceto para algumas exposições temporárias.

            No Marché Bonsecours, também em Vieux-Montréal, é possível conhecer melhor a cultura local no antigo mercado público, considerado uma das construções mais bonitas da cidade. São 15 lojas comercializando produtos com fabricação própria de Quebéc. Há também restaurantes e galerias de arte com exposições de artistas locais gratuitas.

Imagem

            Para os dias mais quentes é legal passear no parque Mont-Royal, que dá nome a cidade. No ponto mais alto do monte é possível ter uma vista da cidade como um todo, que seja com sol ou neve, é sempre deslumbrante. Já o Jardim Botânico é ideal para os amantes da natureza, onde todo ano acontece o Mosaicultures Internationales, verdadeiras obras de arte esculpidas em plantas.

            Longe do frio, a cidade subterrânea de Montreal é uma atração à parte. Em uma área de 12km², prédios comerciais, escritórios, praças, shopping e até uma universidade são interligados por túneis que também dão acesso ao metrô.

            Quando você sentir saudades do clima tropical, visitar o Biodome é obrigatório. Lá existem réplicas dos ecossistemas encontrados nas Américas. Há simulação das florestas tropicais da América do Sul, dos desertos ao Norte e até das regiões polares. Vários animais vivem em cada um dos ambientes simulados.

            Montreal tem uma vida noturna bem agitada, são diversos bares e boates espalhados pela cidade. As baladas vão até o amanhecer. Na Circus Afterhours, os DJ’s estão preparados para tocarem até as 10h da manhã. Já os bares costumam encerrar suas atividades por volta das 3h da madrugada.

Imagem

            Para andar pela cidade, existem 4 linhas de metrô integradas com os ônibus. É mais em conta comprar o cartão Opus do que bilhetes avulsos. O cartão custa 6 dólares e pode ser carregado com tarifas mensais ou semanais, sendo as viagens ilimitadas no período de tempo escolhido. Montreal conta também com um sistema público de bicicletas, o BIXI. São 5 mil bicicletas disponíveis para empréstimo e 400 pontos espalhados pela cidade, funciona em planos mensais ou anuais.

            Montreal é perfeita para quem deseja aperfeiçoar ou aprender uma língua estrangeira com diversas opções de cursos de inglês e francês. Entre em contato para mais informações sobre nossos programas de intercâmbio, porque com a Agência Mundi, conhecer Montreal é mais fácil do que você imagina.

Tag: , , , ,

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *