cork

Quando se fala em intercâmbio para a Irlanda logo lhe vem à cabeça Dublin? Então saiba que definitivamente essa não é a única opção. A cidade de Cork é uma alternativa para aqueles que procuram pelas facilidades do visto irlandês e as oportunidades de trabalho, porém não desejam encontrar tantos brasileiros e manter contato com o português.

E este é o cenário em Cork. Embora seja possível encontrar conterrâneos, a cidade não é dominada por eles como em Dublin. Por outro lado, é onde os estudantes franceses se concentram e a aprendizagem de uma língua a mais fica possível com a convivência.

A segunda maior cidade da Irlanda é conhecida pela estrutura portuária fundada pelos Vikings, que abriram uma das maiores baías naturais do mundo para o comércio no século X. Atualmente Cork é um importante centro educacional no país e abriga as principais universidades irlandesas.

Para aprender mais sobre a história da cidade é legal conhecer o Cork Public Museum, que mostra toda sua evolução desde o período mesolítico até o que ela é hoje. A entrada é gratuita e ainda conta com guias dispostos a auxiliarem na visita. O museu fica dentro do Parque Fitzgerald, o que garante ainda mais coisas para conhecer e fazer.

Na Crawford Municipal Art Gallery são exibidas diversas obras dos artistas irlandeses mais famosos. Há pinturas, esculturas e ainda peças feitas de prata ou vidro, tudo criado por mãos irlandesas. A entrada é gratuita, mas é costume doar valores simbólicos, pois a casa se mantém com as doações.

cork2

A University College Cork é uma das principais universidades da Irlanda e oferece conhecimento não só para os estudantes, mas para todos os moradores. Há dentro do campus um observatório, biblioteca e igreja aberta ao público. A universidade tem ainda a maior coleção das pedras Ogham da Irlanda. Ogham era o alfabeto utilizado pela civilização Celta e várias pedras com esses registros foram conservadas até hoje.

A região portuária de Cobh tem uma interessante importância histórica. Foi lá onde o Titanic (construído na Irlanda do Norte) aportou pela última vez antes de partir para os Estados Unidos e sofrer o acidente. No Titanic Experience Museum a história do navio, sua construção e seu fim trágico é recontada. O ingresso é uma réplica dos bilhetes dos passageiros, no começo você recebe o nome de uma pessoa que embarcou no navio e no final descobre se ela foi uma das sobreviventes. É impossível não se envolver com a história de cada um.

cobh

E como de costume na Irlanda, castelos da era medieval que ainda estão de pé também fazem parte do cenário de Cork. O Blarney Castle foi construído no século XII e atualmente está em ruínas que foram preservadas ao longo do tempo. A principal atração é beijar a Pedra de Blarney que fica no topo do castelo. Reza a lenda que quem a beija ganha o dom da eloquência, facilidade para se expressar e convencer alguém através das palavras. O gesto não é dos mais confortáveis, é preciso se curvar para trás enquanto um guarda segura os pés.

O Blackrock Castle foi construído no século XVI às margens do rio Lee para proteger a cidade de piratas e outros invasores. Com estrutura projetada para suportar tiros de canhão, o castelo se manteve firme até hoje. Atualmente ele funciona como um observatório e centro astronômico onde é possível aprender sobre a evolução do universo.

cork4

A noite de Cork segue o padrão europeu: muitos pubs com música ao vivo bem frequentados, baladas e restaurantes são o ponto de encontro. O diferencial aqui é que as casas costumam fechar por volta das 4h da manhã, enquanto Dublin encerra suas atividades às 2h.

O principal meio de transporte é o ônibus, com linhas que ligam o centro ao subúrbio e aos lugares mais frequentados. O sistema ferroviário é utilizado para destinos mais distantes e outras cidades, como Dublin.  A linha que liga Cork à Dublin é a mais usada na Irlanda, tem 8 partidas diárias e várias conexões.

Um destino pouco conhecido, Cork, é ideal para quem sonha em estudar na Irlanda, mas quer evitar o contato com brasileiros e viver o máximo da experiência em outro país. Entre em contato com a Agência Mundi para saber mais informações sobre os pacotes de intercâmbio e nossas condições. Irlanda é mais fácil do que você imagina com a Agência Mundi.

Tag: , , , , , , , , ,

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *