Valéria conta sobre sua experiência de intercâmbio em Dublin:

11074686_835267566538972_350041823_n

”  Hoje vim contar como foi o meu intercâmbio em Dublin.

Escolhi o mês de Março por ser o período do San Patrick’s day e foi incrível! Um povo animado e receptivo. Cada dia que se aproximava de 17 de março a cidade ficava mais lotada e você via pessoas chegando de toda parte do mundo. No dia da festa parecia o nosso carnaval. Todo muito vestindo verdeassistindo o desfile e juntando os amigos, em qualquer pub ou na rua, para se divertir!

Quando cheguei estava muito frio para uma cearense. Lembro que a primeira vez que nevou, todos da residência correram para a janela e outros para a rua para sentirem o clima louco de Dublin. Você encontrava vários climas em poucas horas: sol com vento frio, chuva fina que pouco molhava ou chuva de pequenos granitos que se você não se protegesse doía na pele.

Fiquei apenas 4 semanas muito bem aproveitadas. Estudava a tarde e gostava muito, pois podia curtir os pubs à noite sem a preocupação de acordar cedo no outro dia. Costumava sair sozinha e conhecer pessoas novas todos os dias. Era interessante saber me virar sozinha, entender e falar com pessoas de outras nacionalidades. Todo dia eu voltava com uma história diferente.

Nos dias de chuva você podia aproveitar os museus, universidades e galerias da cidade com entradas gratuitas. Algumas igrejas e castelos pagavam para entrar, porém toda primeira quarta-feira do mês não pagava para entrar.

A escola que estudei foi a ISI (que já ganhou prêmios como a melhor escola da Europa). Ela fica em um prédio histórico, porém por dentro a estrutura é moderna e os professores são bem dedicados em transformar a sua aula em um ambiente dinâmico e fácil de aprender. Ganhei vocabulário e treinei a minha conversação que estava bem enferrujada.

Aproveitava os fins de semana para viajar. Queria conhecer de norte a sul a Irlanda e os meios de transportes eram eficientes, assim ficava mais fácil explorar, pois a Irlanda não se resume a Dublin. Para ir às cidades litorâneas você pode contratar as trips de um dia ou usar o Dart que na verdade é o trem da Irlanda. Já em Dublin você consegue conhecer tudo a pé…

Você encontra todo tipo de comida lá. A comida irlandesa é à base de batata, ervilha e carne de gado com bastantes condimentos. Eu tenho o estomago delicado e preferia cozinhar. Encontrei os temperos que mais me agradavam no mercado brasileiro. Uma coisa que não podia reclamar era de mercado. Eles estavam por toda parte e isto facilitava a minha vida.

Foi um choque cultural quando eu vi os guardas sem armas nas ruas. Uma cidade bastante segura e de pessoas educadas. Algumas vezes ao andar nas ruas encostava nas pessoas e elas pediam desculpa “sorry, sorry” .

Reservei um fim de semana para conhecer Londres. As facilidades dos voos para o restante da Europa lhe convidam a visitar outros países. Indico essa experiência! Ela abre a sua mente e você volta com muito mais vontade para aperfeiçoar a língua e aproveitar os momentos fascinantes que a vida lhe proporciona!”

11009025_831328613599534_1518039486_n

✈✈Fazer um intercâmbio é mais fácil do que você imagina!!! ✈✈

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *