Preparando uma viagem, a gente sempre se preocupa com o que vai encontrar de diferente na cultura local – e dos outros intercambistas. Mas você já parou para pensar que algumas de nossas características culturais também podem espantar os estrangeiros? Coletamos uma lista de atitudes e realidades que para nós é tão comum,  mas que causam estranheza em outros países:

1. A maioria dos casais senta-se um ao lado do outro nos restaurantes e bares, como se estivesse dentro do carro.

2. Os narradores de uma partida de futebol realmente gritam “GOOOOOL” a cada gol marcado. Dizem que é para dar tempo ao narrador de checar o autor do gol, e muito útil se você tiver ido até a cozinha buscar mais uma cerveja.

3. Temos sempre um padre falando na televisão ou na rádio.

4. Dizer “Parabéns” no dia do aniversário. Estrangeiros não entendem exatamente pelo que estamos parabenizando o indivíduo. Por sobreviver a mais um ano nesse trânsito caótico de São Paulo? Por passar mais um ano sem ser atingido por um ônibus?

5. O nosso péssimo serviço de telefonia móvel.

6. Nosso uso constante de diminutivos, como: “vamos tomar uma cervejinha?”.

7. Nossas manias de dizer “Chego em dez minutinhos”, “Apareço lá mais tarde”, “Vamos marcar alguma coisa” e nenhuma dessas coisas serem cumpridas.

8. Nosso costume de pedir uma garrafa de dois litros de refrigerante ou uma garrafa de cerveja para dividir em vários copos pequenos. Assim a bebida não esquenta e todo mundo sai ganhando.

9. Comemoração de aniversário de crianças: a grande quantidade de adultos e de cerveja.

10. Nossa mania de subestimar e desvalorizar nosso país e nossa cultura.

11. Nossas expressões envolvendo Deus: “vá com Deus”, “graças a Deus”, “ai meu Deus”, “pelo amor de Deus”.

12. Nosso costume de dizer “deixa eu te falar uma coisa”, “vou te falar uma coisa”, “olha só o que aconteceu” antes de contar um ocorrido. Soa redundante.

Gostou? Aqui, aqui e aqui você encontra mais exemplos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *