Antes do grande dia, fazer a mala de viagem pode ser um dos momentos mais complicados. É preciso muita calma e paciência para levar tudo o que for necessário sem cometer exageros, além de tempo. Por isso, nunca deixe para a última hora. Criar uma lista com os itens indispensáveis pode facilitar muito antes de montar a bagagem e ainda ajuda a não esquecer nada.

Agora que você já tem seu destino definido, pesquise mais informações sobre o clima para ver quais tipos de roupa deve ser privilegiada. É recomendado levar peças tanto para as temperaturas quentes quanto para as mais baixas, mas reserve mais espaço para as roupas correspondentes da época em que você vai viajar. Se o país tiver inverno rigoroso, considere levar um dinheiro a mais para comprar peças adequadas. Sobre a quantidade, isso varia de pessoa para pessoa e de quanto tempo será seu intercâmbio. Não leve muito mais que o extremamente necessário para se livrar do risco de pagar pelo peso excedente.  Uma dica interessante é levar outra bolsa que possa ser colocada dentro da mala e que na volta seja utilizada para trazer qualquer coisa a mais que você tenha comprado, como lembranças e presentes.

Não se esqueça de verificar antecipadamente com a sua companhia aérea o limite de peso das bagagens, que podem variar de acordo com os trechos nacionais e internacionais. Se possível, evite levar eletrônicos mais pesados como notebooks, já que eles podem ser adquiridos com preços mais em conta no exterior.

Se você precisa usar algum remédio específico, leve a receita traduzida na língua de seu destino. Já os medicamentos mais comuns (primeiros socorros, analgésicos e anti-inflamatórios) podem ser levados na bagagem de mão, desde que respeitem as normas da Anac: líquidos em geral, remédios, cremes, aerossóis e similares deverão ser colocados em uma embalagem plástica transparente, fechada, com capacidade máxima de um litro e sem exceder o tamanho de 20×20 cm.

Há quem diga que arrumar a mala é uma arte. Não se desespere e lembre-se de usar sempre o bom senso e praticar o desapego, assim, com certeza essa etapa ficará mais fácil. Quando tudo estiver pronto, não se esqueça de identificar as bagagens com nome, telefone e o endereço completo no seu país de destino. Para facilitar a visualização no aeroporto, coloque adereços que diferencie sua mala das demais. Malas prontas e documentação checada é hora de embarcar para uma das melhores experiências da sua vida. Boa viagem!

Tag: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *