Uma das principais dúvidas dos futuros intercambistas é qual tipo de acomodação escolher durante o intercâmbio. Para decidir, precisamos levar em consideração o tempo de estadia e quanto o estudante pode investir!

Para cursos de curta duração: cursos de até 4 semanas de duração, o ideal é contratar a acomodação pelo período completo! Assim o estudante fica tranquilo para poder aproveitar bem a viagem durante esse mês.

Para cursos de longa duração: acima de 4 semanas, o ideal é contratar a acomodação pelo período inicial (entre 2 e 4 semanas) e o restante se programar para pagar um aluguel. Dividir casas ou apartamentos é muito comum para os estudantes, assim as despesas são dividas e a economia é muito grande!

Ao contrário do Brasil, fazer um contrato de aluguel no exterior não é burocrático! Pede-se apenas um depósito (geralmente um mês de aluguel) que é devolvido na entrega do local.

Casas de família (homestay)

Homestay - Londres

Homestay – Londres

Ao contrário do que muita gente pensa, optando por uma Homestay o estudante não perde, de forma alguma, a liberdade. Ele recebe uma cópia da chave e pode entrar e sair quando quiser. Naturalmente, é bom avisar se for chegar tarde ou passar a noite fora, para que a família não desperdice preparando o seu jantar, por exemplo.

Hospedar-se em uma casa de família é cômodo pois as refeições geralmente estão inclusas (café da manhã e jantar), o estudante pode optar por um quarto individual, tendo privacidade, e conviver com a família na hora das refeições. Assim é possível praticar ainda mais o inglês e absorver de forma mais cotidiana a cultura local.

Desvantagem: as casas de família raramente ficam localizadas no centro da cidade, então é necessário encarar uma jornada de 30 minutos, me média, no transporte público.

Residência Estudantil – apartamento compartilhado 

student residence

Residência estudantil

Esse tipo de residência nada mais é que uma casa ou apartamento dividido entre estudantes. A localização é geralmente privilegiada: mais próximo aos centros e às escolas, e é uma opção mais barata por ser compartilhada entre mais pessoas. Alimentação não é incluída, mas os imóveis são sempre mobiliados e preparados para os estudantes cozinharem. É recomendado para estudantes mais independentes, com um nível melhor de inglês, e também para casais e pessoas viajando juntas, assim a economia é maior!

Surgiu alguma dúvida? A gente te ajuda! Entre em contato: info@agmundi.com.br

Abraços,

Agência Mundi

Tag: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *