A experiência de fazer um intercâmbio vai muito além das novas amizades, do aperfeiçoamento de uma língua e de vivenciar aqueles momentos inesquecíveis. O intercâmbio proporciona também um crescimento profissional e pessoal de um jeito único, por isso é importante saber como aproveitar cada oportunidade que irá aparecer em seu caminho. Confira algumas dicas:

1. Documentação

Estar sempre munido com toda a documentação atualizada é fundamental durante um intercâmbio. É importante fazer cópias de cada um deles para guardar com você e também com a sua família no Brasil, como forma de precaução em casos de extravios.

2. Comunicação

Esse é o momento que você terá para (re)descobrir o mundo. Se você for uma pessoa muito tímida, aproveite a nova realidade para assumir outra postura e superar suas barreiras. Faça amigos de diferentes nacionalidades e incentive a comunicação com eles. Afinal, é falando que se aprende o idioma. Não tenha medo de cometer erros, eles fazem parte do aprendizado tanto quanto as aulas.

3. Seja um Explorador

Ser curioso. Esse deve ser um dos principais atributos do intercambista. Descubra tudo o que há de interessante para ver e fazer no seu destino e não perca tempo! Informe-se a respeito do transporte público, das suas rotas diárias e também sobre as programações culturais para o seu tempo livre. Não se contente apenas com os passeios turísticos que todo mundo faz, viva a realidade de um morador da cidade e tente realizar programas que os locais fazem, assim você terá experimentado, de fato, a vida que um novo lugar pode oferecer.

Travel. As much as you can. As far as you can. As long as you can. Life is not meant to be lived in one place.

4. Degustador

Cuidar da alimentação é algo fundamental não só no intercâmbio, mas no dia-a-dia. Porém, quando se está em outro país, isto é sempre um desafio. Cada região tem sua gastronomia e particularidades e exige a adaptação do intercambista. Por isso, não exagere nas novidades gastronômicas logo de cara, mas também não deixe de experimentá-las.

10 Dutch Foods You Should Try at Least Once - Maybe it's time to get in touch with my Dutch roots and cook some traditional foods!

5. Respeite as diferenças

O pré-requisito de um intercâmbio é a aceitação de novas culturas e suas diferenças. Busque entender o modo de vida das novas pessoas que o cercam e respeite-as. E que tal pô-las em prática você também?

6. Economize

Visitar pontos turísticos, explorar a gastronomia ou até mesmo adquirir lembranças de cada lugar exige um custo. A dica é aproveitar ao máximo os locais públicos e atividades de lazer gratuitas. Fique sempre atento nas notícias para saber quando aquele museu bacana abre suas portas gratuitamente ou oferece alguma promoção.

7. Guarde memórias

Registre tudo o que você puder com fotos, vídeos ou anotações. Um diário de viagem pode ser bem útil, além de registrar todos os detalhes dos seus passeios, você pode guardar contatos importantes e novos amigos. Quando voltar de viagem, será sempre bom relembrar cada momento vivido.

ohmygosh, finally! a brilliant idea of what to do with all of my useless negatives.

8. Cuide da saúde

Ainda que em alguns lugares o seguro de saúde não é obrigatório, ele é indispensável. Serviços médicos podem custar caro no exterior e ficar sem o seguro pode causar mais dores de cabeça. Falando em dores, se você faz uso de alguma medicação contínua, não se esqueça de levar uma cópia da receita em inglês com o nome do remédio.

9. Networking

O intercâmbio é uma ótima oportunidade para fazer contatos profissionais. Você manterá contato com pessoas de diversas áreas e níveis de estudo, aproveite para trocar conhecimento.

10. Divirta-se

Aproveite ao máximo essa experiência única! Tente se desligar um pouco do Brasil e viva intensamente sua nova realidade. Um intercâmbio é sempre desafiador e inesquecível.

I love this background. Also it reminds me of the watchtower today. Do the best you can while you can and be happy about it!

Tag: , , ,

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *